No ano passado, foi relatado que metade de todas as crianças em idade escolar no Brasil não sabe ler nada ou muito hesitante até a terceira série. É incrível como descobertas emocionantes podem ser feitas e ignoradas neste mundo! Na década de 1990, os pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia lideraram um amplo e abrangente projeto de pesquisa no desenvolvimento cerebral de crianças. Eles descobriram que o cérebro possui uma linguagem neural própria que, se as várias vibrações receberem números que correspondem a notas musicais parece muito com Mozart! Eles deduziram que Mozart é desenvolvimental para crianças pequenas. Eles passaram a testar a teoria em estudantes universitários, um grupo ouvindo Mozart 30 minutos antes de fazer um exame de cálculo e um grupo de controle ouvindo nada. O grupo ouvindo Mozart teve uma pontuação muito maior. Infelizmente, porém, o chamado Efeito Mozart, que recebeu cobertura da mídia mundial, teve vida curta nos estudantes mais velhos. Após participar da pesquisa, todos os participantes voltaram ao normal novamente. Portanto, os pesquisadores se perguntaram sobre o chamado Efeito Mozart em pré-escolares. Foi aqui que as crianças que ouviram Mozart todos os dias durante um ano saíram na frente de outras crianças em raciocínio espacial e criação de quebra-cabeças. Isso gerou mais estudos. Um programa de quatro partes foi projetado para ser seguido todos os dias durante um ano, enquanto o grupo de controle fazia tudo o que o primeiro grupo fazia menos a música. O programa consistia em 1) cantar de maneira sistemática após o trabalho do compositor e pesquisador húngaro Kodaly 2) ouvir Mozart 3) mudar de música 4) fazer música com instrumentos simples. Os resultados foram fenomenais e, além disso, continuaram com as crianças receptoras de música no ensino fundamental. Os ensaios foram iniciados com crianças de quatro e cinco anos e, em seguida, seis e sete anos. Os mesmos resultados foram replicados. Então, apenas dois anos atrás, foram realizadas experiências com estudantes do ensino médio. Primeiro, os alunos, escolhidos aleatoriamente, tiveram que tocar corretamente ritmos de vários tipos de música, os pesquisadores ouvindo com fones de ouvido para acessar a correção. Para um estudante, aqueles que estudaram música em seus primeiros anos de vida e no ensino fundamental acabaram sendo leitores muito superiores aos demais. O próximo reconhecimento de mudança de tom foi testado. O resultado foi exatamente o mesmo e pode ser replicado. A música era igual a bons leitores. Crianças sem música estavam lutando. Nos EUA, quando as escolas têm pouco dinheiro, o primeiro programa cortado é a música. Isso significa que apenas as crianças economicamente favorecidas cujos pais podem pagar instrumentos de estudo de aulas de música. Os pobres foram e ainda são deixados para trás. No Brasil, a maioria das pessoas tem um amor natural pela música, mas, novamente, apenas aqueles que têm vantagens econômicas recebem o presente do treinamento musical. Devido a um tipo de talento natural entre a população brasileira, existem muitos músicos e muitos que lutaram sacrificialmente para aprender tudo o que sabem. O que estou sugerindo é que poderíamos dar a muitos desses músicos treinamento pedagógico que lhes permitisse ensinar nas escolas e contribuir para uma vantagem acadêmica indelével para centenas de milhares de jovens neste país. Oh, que sonho maravilhoso isso seria! Seria não apenas dar emprego às pessoas, mas empregos que importavam. O governo quer ver mais creches. Vamos dar a esses queridos filhos mais do que apenas cuidar de bebês. Vamos dar a eles o desenvolvimento do cérebro através da música, o desenvolvimento do cérebro que durará a vida inteira. É uma maneira infalível de empurrá-los adiante, e além do mais, é muito divertido! Eu nunca vi uma criança que não gostasse de música. Eles amam isso! Mrs. Sue Frasunkiewicz
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Histórico / Historic
November 2019
Categorias/ Categories |